
Durante a Multicore Expo, evento sobre processadores realizado em Santa Clara, Califórnia, EUA, a Imagination Technologies revelou detalhes de sua nova linha de processadores SGX543MP, que vai suportar de 2 a 16 núcleos, destinada ao mercado automotivo, dispositivos portáteis e telefones celulares. Estes produtos poderiam levar gráficos foto-realísticos, vídeo HD e jogos imersivos a estes equipamentos, como publicou o The Register.
A Imagination Technologies é a fabricante do PowerVR MBX, processador gráfico que equipa a plataforma móvel da Apple (iPhone e iPod touch), e tem recebido investimentos substanciais da Intel e da própria Apple. A nova linha de processadores seria uma evolução da GPU do iPhone, baseada nas tecnologias desenvolvidas para este chip.
Em sua apresentação, o vice-presidente da Imagination, Tony King, usou apenas aplicações gráficas como exemplo, mas em uma declaração ele chamou o chip de "GP-GPU", ou seja, "computação de propósito geral em um processador gráfico". Este processador é como um "cálice sagrado" que tem sido procurado pelos devotos do padrão OpenCL, criado pela Apple em parceria com Nvidia, Intel, AMD, ARM e outras, incluindo a Imagination. O OpenCL é uma linguagem de programação criada para gerar um código de máquina que é processado em um processador gráfico e não na CPU, processador central de um computador.
Observando como o Mac OS X 10.6 Snow Leopard vai prover suporte ao OpenCL e considerando que o iPhone já roda uma variante do Mac OS X em um PowerVR MBX da Imagination Technologies, alguns comentaristas do setor opinam que um PowerVX SGX543MP de vários núcleos seria uma poderosa GPU para um suposto tablet Mac.
Parceria Link Amigo?
ResponderExcluir